Boletim Técnico nº 05 - 21/05/2018
Implementação e Validação da Teoria do Dano Contínuo Viscoelástico para a Análise de Misturas e Pavimentos Asfálticos
O Trincamento por fadiga é um dos defeitos mais comuns encontrados em pavimentos flexíveis no Brasil. Esse fenômeno tem natureza complexa, relacionada com o material e com as respostas estruturais dos pavimentos.
Conheça mais detalhes sobre o tema, no artigo de autoria do Engenheiro Civil Luis Alberto H. Nascimento. Trata-se de um resumo de tese de douturado defendida pelo autor na Universidade Estadual da Carolina do Norte, nos Estados Unidos.
Boletim Técnico nº 04 - 12/04/2018
Classificação Toxicológica e Legislação Brasileira
Conclusão do artigo Classificação Toxicológica e Legislação Brasileira escrito pelo Higienista Ocupacional Ricardo Barbieri.
Boletim Técnico nº 03 - 15/03/2018
Classificação Toxicológica e Legislação Brasileira
O controle de substâncias perigosas é indiscutivelmente relevante. No caso dos agentes de risco químico presentes nas atividades de asfalto, a regulamentação legal tem especial importância. Neste artigo, o Higienista Ocupacional Ricardo Barbieri analisa o tema com enfoque em Toxicologia e Legislação Brasileira.
Boletim Técnico nº 02 - 16/02/2018
Recuperação e reforço de pavimentos
Excesso de cargas, erros de execução e uso de material inadequado são as principais causas de defeitos nas vias. Saiba quais os cuidados a serem considerados na hora de recuperar pavimentos flexíveis.
Boletim Técnico nº 01 - 24/01/2018
Caminhos para a sustentabilidade na pavimentação
Neste artigo, escrito pelo diretor de Marketing Técnico da Betunel Indústria e Comércio Osvaldo Tuchumantel Júnior, podemos observar a preocupação que os construtores devem ter na exploração dos recursos naturais e encontrar um novo caminho para a sustentabilidade na pavimentação.
Boletim Técnico nº 11 - 15/12/2017
Conceitos básicos sobre a resistência à compressão do concreto
Embora todos os dias convivemos com o elemento concreto, nunca é demais rever algumas “dicas” sobre o preparo, manuseio e cuidado do mesmo para uso em nossas obras. Isso é o que nos mostra o artigo escrito pelo Eng. Edno Tamagnini, proprietário da empresa Estrutural Projetos e Obras e professor na Faculdade de Engenharia Armando Álvares Penteado – FAAP – SP.
Boletim Técnico nº 10 - 17/10/2017
Controle ambiental na execução de obras rodoviárias
Neste artigo, escrito pelo Eng. Ambiental Fernando Kertzman, da empresa Geotec Consultoria Ambiental, podemos observar a preocupação que os construtores nacionais devem ter para o completo atendimento às exigências dos editais de concorrências patrocinadas pelo Banco Mundial, em parceria com o DER – SP, no tocante às atividades ambientais e sociais.
Boletim Técnico nº 09 - 24/08/2017
Análise da influência de um aditivo surfactante para misturas mornas no processo de compactação
A preocupação com as questões do meio ambiente vem crescendo, cada vez mais, em todos os segmentos da sociedade. Diversos setores vêm buscando alternativas mais sustentáveis em seus processos, tanto na diminuição da poluição quanto na utilização mais racional dos recursos. O setor rodoviário tem buscado acompanhar esta tendência e, ultimamente, a produção de misturas asfálticas em temperaturas reduzidas, as chamadas misturas asfálticas mornas (WMA – do inglês Warm Mixes Asphalt), vem ganhando destaque neste sentido. O artigo elaborado por Douglas Martins Mocelin, Gracieli Bordin Colpo, Marlova Johnston, Lélio Antônio Teixeira Brito, Jorge Augusto Pereira Ceratti aumenta nosso conhecimento sobre o assunto.
Boletim Técnico nº 08 - 27/07/2017
Mistura asfáltica do tipo SMA produzida com adição de fibras do bagaço de cana-de-açúcar
As misturas asfálticas do tipo SMA são mais consistentes e duráveis que as demais. Entretanto, seu custo é mais elevado. Procurar resíduos que possam diminuir esse custo é o que trata o artigo de Rodrigo Lima Cavalcante, José Roberto Franco Marques, José Leomar Fernandes Junior e David Alex Arancibia Suárez.
Boletim Técnico nº 07 - 29/06/2017
Efeito da variação de espessuras no desempenho de pavimentos flexíveis avaliados pelo MEPDG
Conhecer novos métodos de dimensionamento de pavimentos flexíveis é fundamental para se situar dentro das novas modalidades. O artigo Efeito da variação de espessuras no desempenho de pavimentos flexíveis avaliados pelo MEPDG de Nayara Donelli Pelisson, José Leomar Fernandes Júnior, Carlos Alberto Prado da Silva Júnior e Heliana Barbosa Fontenele é importante para aumentar nossos conhecimentos.

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