Inclusão profissional nº 38/2020 – 19/10/2020

SINICESP debate as ações de caracterização (enquadramento) de pessoas com deficiência, com base no cumprimento da Lei de Cotas

Com o objetivo de promover a inclusão das pessoas com deficiência e reabilitados no mundo do trabalho, foi realizado encontro virtual no SINICESP no dia 08 de outubro.

O evento teve como palestrante a presidente do Instituto Rumo Inclusão, Luiza de Paula.

Durante sua explanação, foram apresentados os critérios para enquadramento, com uma síntese de cada deficiência, com a demonstração dos documentos necessários para serem entregues aos órgãos fiscalizadores, além da apresentação de alguns aspectos relacionados com a Classificação Internacional de Funcionalidade (CIF) e Avaliação Unificada (IFBRm).

Para a coordenadora do Grupo de Inclusão do SINICESP, advogada Caroline Melloni M. do Nascimento Cliber, é importante que a caracterização dos PCDs ocorra não só no momento do recrutamento e seleção, mas, também, de tempos em tempos, para avaliar e enquadrar trabalhadores que já atuam na empresa e podem ser incluídos na cota. Ainda segundo ela, quando se faz a verificação e caracterização de forma eficiente, há redução de custos e o cumprimento da cota se torna muita mais fácil para a empresa.

No final do evento, que contou com legenda em tempo real, realizada pela Skylar, foram esclarecidas dúvidas dos participantes. Antes do término do encontro, também foi discutido o interesse das empresas em indicar representantes ao curso de libras que será promovido com apoio do SINICESP.