Sinimail nº 11/2021 – 01/04/2021
Secretário Marcos Penido fala aos associados do Sinicesp sobre o Programa Novo Rio Pinheiros
O programa Novo Rio Pinheiros, projeto que prevê a despoluição do rio até 2022, foi destaque no evento on-line promovido pelo Sinicesp no dia 30 de março, terça-feira.
O encontro realizado de forma online reuniu a diretoria do sindicato e teve a participação do secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido, e contou com a conexão de 50 participantes.
Em sua apresentação, Marcos Penido destacou a criação do portal Novo Rio Pinheiros que disponibiliza todas as informações sobre os investimentos do governo no programa de despoluição do rio.
Na abertura do evento, o presidente do Sinicesp, Luiz Albert Kamilos, destacou que o Sinicesp, como entidade representativa de importante setor da infraestrutura, procura atuar de forma colaborativa com as autoridades e órgãos contratantes, buscando sempre as melhores condições para que suas empresas associadas possam atuar de forma plena, colaborando nas obras públicas e acima de tudo na geração empregos.
“Nosso empenho também passa pela iniciativa de promover sempre a pluralidade de ideias, que permitam continuamente a oferta igualitária de oportunidades de negócios para as empresas associadas ao Sindicato”, declarou Kamilos.
Rio Pinheiros
Marcos Penido destacou que o principal trabalho dentro do programa Novo Rio Pinheiros é o saneamento básico. “Estamos removendo toda carga orgânica que chega até o rio. O nosso diferencial nesse projeto é que estamos trabalhando na causa do problema, naquilo que polui o rio”, afirmou.
Segundo o secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente as ações do Programa Novo Rio Pinheiros são estruturadas em eixos temáticos do programa que tratam de ações relacionadas com monitoramento das ações, manutenção das obras de desassoreamento, tratamento de resíduos sólidos, obras de saneamento e revitalização do rio. Durante a apresentação, Penido detalhou os números alcançados até agora, ente eles a conexão de imóveis ligados à rede de esgoto da Sabesp: 230.914 unidades. A meta é chegar a 533 mil residências até o ano que vem. As obras de saneamento básico, foco do projeto, também foram detalhadas para os representantes do sindicato.
Marco Regulatório do Saneamento
Marcos Penido abordou as questões relacionadas com o Novo Marco Legal do Saneamento. Segundo ele, até o próximo dia 15 de julho, a Sabesp terá que enviar as contribuições para a lei ordinária sobre unidades de regularização, que comporão unidades regionais de saneamento, agregando municípios, permitindo o desenvolvimento de novos projetos de saneamento básico.
A criação desses blocos deverá passar pela aprovação da Assembleia Legislativa de São Paulo. Segundo Penido, o que for feito em São Paulo poderá até servir de exemplo para outros estados brasileiros.
Ainda segundo o secretário, a Sabesp poderá ser parceira de empresas privadas para o desenvolvimento e implantação de projetos de saneamento nas cidades que ainda não possuem serviços de fornecimento de água e coleta de esgoto e tratamento de resíduos.
O portal da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente, com informações sobre o projeto Novo Rio Pinheiros, pode ser acessado pelo link https://novoriopinheiros.sp.gov.br/
