Sinimail nº 06/2023 – 19/01/2023
Reunião do Coinfra discute a desestatização do Porto de Santos
O Conselho Superior de Infraestrutura da FIESP, Coinfra, em reunião presencial e online, realizada no dia 17 de janeiro, deliberou sobre assuntos de interesse ao setor da infraestrutura paulista.
Segundo o diretor-executivo do SINICESP, Marco Túllio Bottino, que participou do encontro, um dos temas discutidos foi a desestatização do Porto de Santos, com o objetivo de se definir um posicionamento da entidade sobre a questão.
Para Camila Affonso, diretora de Logística e Transportes do Departamento de Infraestrutura – Deinfra, deverá haver uma interlocução com o ministro dos Portos e Aeroportos, Márcio França, bem como com o governador de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas, a fim de acompanhar e eventualmente oferecer sugestões ao modelo de desestatização que, hoje, se encontra em análise no Tribunal de Contas da União.
Ainda segundo ela, seria importante que, seja qual for o modelo que vier a ser aprovado, devem ser defendidos pela indústria paulista a redução das tarifas portuárias, a expansão do investimento no complexo portuário e o aumento da eficácia da gestão.
Durante as várias manifestações ocorridas durante o debate, ficou evidenciado o apoio às medidas mencionadas, como também, deu-se ênfase a outros problemas, como a questão da dragagem. Entendeu-se também que a construção de um túnel, ligando Santos ao Guarujá, deverá ter uma solução apartada do modelo que se vier a adotar para o Porto de Santos.
Após o dia 08 de março, data limite para a manifestação do TCU sobre o modelo de desestatização, será marcada uma nova reunião.