Sinimail nº 08/2023 – 27/02/2023

Nível de emprego do setor da construção pesada paulista apresenta cenário positivo em 2022, apesar de queda verificada em dezembro

O nível de emprego na construção pesada paulista apresentou queda no mês de dezembro. Segundo dados apurados pelo SINICESP, no último mês de 2022 houve um saldo negativo de 1.279 vagas. É o pior resultado registrado durante todo o ano.

Apesar da queda, o ano de 2022 termina com um saldo maior do que no começo do período. Em janeiro, o total de mão de obra contratada no Estado de São Paulo era de 79.743 postos de trabalho. Em dezembro, o patamar registrou 88.681 trabalhadores ativos; uma evolução de 11% no total de vagas do setor.

Em dezembro, o setor de Obras de Urbanização – ruas praças de calçadas registrou a maior queda com a dispensa de 326 trabalhadores. Outro setor que promoveu desligamentos foi o de Construção de obras de artes especiais, com a saída de 234 trabalhadores.

Para Carlos Prado, gerente técnico do SINICESP, o comportamento verificado pode ser explicado pelo fato de as empresas terem realizado desligamentos já programados anteriormente e também pelo período das festas natalinas, época em que muitos trabalhadores pedem para sair, com o objetivo de viajar para  outros estados e visitar os familiares. O movimento também se acentuou em razão da disputa da Copa do Mundo de Futebol ter ocorrido excepcionalmente no final do ano.

BRASIL

A tendência de queda também foi verificada no final do ano, em nível nacional. Os números de dezembro registram 17.651 vagas a menos no setor da construção pesada em todo o País.

O saldo total em 2023, em nível nacional, foi positivo, ao registrar 354.529 trabalhadores ativos em dezembro, em contrapartida com 322.454 do mês de janeiro, apontando uma evolução de 10% no total de trabalhadores contratados durante todo o ano.

Esse comportamento de queda, segundo Carlos Prado, deve-se à troca de comando na política nacional, uma vez que há um intervalo até os novos gestores colocarem em prática os programas de obras. Outro fator que contribuiu para a queda nas vagas foi o término de obras já contratadas.

Carlos Prado acredita que, com a implantação de novos programas de obras, os números do emprego sofrerão uma reversão, mostrando um cenário mais animador em 2023.

EMPREGOS EM SÃO PAULO – CONSTRUÇÃO PESADA DEZEMBRO 2022

EMPREGOS NO BRASIL – CONSTRUÇÃO PESADA DEZEMBRO 2022