Sinimail nº 14/2023 – 12/04/2023
Emprego da construção pesada mantém estabilidade em fevereiro
Após tendência de queda, característica dos períodos de final de ano, o nível de emprego no setor da construção pesada paulista apresentou, em fevereiro, saldo positivo. No segundo mês do ano, foram registradas 1.211 novas vagas em todo o Estado de São Paulo. O resultado mantém a alta também verificada em janeiro, quando houve a contratação de 1.402 novos trabalhadores no setor.
O setor de Construção de Rodovias e Ferrovias foi o que apresentou a maior alta, com 41,38% do total, seguido de Obras de Urbanização – Ruas Praças e Calçadas com 20,53% das contratações.
Em todos os setores que compõem o Nível de Emprego Paulista há o registro de 91.251 trabalhadores ativos. No acumulado dos últimos 12 meses, o saldo é positivo em 9.755 vagas.
Nível Brasil
O setor da construção pesada em nível nacional também verificou crescimento no número de trabalhadores ocupados em fevereiro, com 3.777 vagas preenchidas. Em todo o país, o total de empregos corresponde a 347.029 trabalhadores em atividade.
Quase metade do total de trabalhadores (44,74%) estão atuando em Obras de Construção de Rodovias e Ferrovias. Em segundo lugar, o setor de Terraplenagem responde por 22,22% de toda a mão de obra empregada no mês de fevereiro.
Para o gerente técnico do SINICESP, Calos Prado, fevereiro apresentou, como esperado, um período de recuperação dos níveis de emprego em quase todas as categorias que compõem os grupos das empresas associadas do SINICESP, tanto em nível estadual como em nível federal.
Esse movimento demonstra a recuperação dos novos governos, após a fase de mudança administrativa e designação de novos gestores, e equipes para “tocar” os programas que já vinham sendo executados, bem como como os novos projetos de obras.
O SINICESP acredita que essa tendência se mantenha e seja verificada nos próximos meses.