Últimas notícias nº 08/2023 – 18/04/2023
Pontes rolantes de usina Henry Borden passarão por reforma
Em atividade desde a década de 1950, máquinas serão modernizadas e terão peças substituídas e comando via controle remoto
Em operação desde a primeira metade da década de 1950, três pontes rolantes da Usina Subterrânea do complexo Henry Borden, em Cubatão, duas da Casa de Força e uma Câmara de Válvulas, serão modernizadas, proporcionando maior segurança na operação. O investimento da Empresa Metropolitana a Águas e Energia – EMAE é de R$ 7,5 milhões.
As pontes rolantes são equipamentos que movimentam as cargas nas áreas de manutenção das usinas hidrelétricas. No Henry Borden, por exemplo, as maiores têm capacidade para 100 toneladas e são de suma importância para os mais variados ramos industriais, assegurando agilidade na execução dos procedimentos de transporte e transferência de cargas.
Durante o processo, serão substituídos os motores elétricos e sistemas de comando, que passarão a ser acionados via controle remoto, bem como de proteção e freios e cabos de aço.
Os sistemas de translação (sistema de movimentação sobre os trilhos) das máquinas serão totalmente substituídos, assim como o sistema de elevação auxiliar da ponte da Câmera de Válvulas. Já a estrutura dos carrinhos permanecerá a mesma e passará somente por inspeção e pintura.
As três pontes que serão revitalizadas são originais e foram utilizadas na construção da usina: as da Casa de Força entraram em operação em 1952 e a da Câmara de Válvulas em 1954.
As duas pontes rolantes da Casa de Força, fabricadas no Canadá pela Dominion Bridge Crane, têm capacidade individual de 100 toneladas no sistema de elevação principal e 15 toneladas no sistema auxiliar. Já a ponte da Câmara de Válvulas tem capacidade de 65 toneladas na elevação principal e três toneladas na auxiliar.
Fonte: Governo do Estado de São Paulo