Sinimail nº 27/2023 – 16/08/2023
Número de novas vagas na construção pesada apresenta pequena queda em junho
O nível de emprego do setor da construção pesada paulista apresentou queda no mês de junho, em comparação com o mês anterior, com o registro de 1.408 vagas. Em maio, foram 1.560 novas vagas. Os dados são do Ministério do Trabalho e Emprego.
Desde o começo do ano, o setor acumula o saldo positivo de 9.920 vagas. Atualmente, as construtoras paulistas empregam 98.558 trabalhadores ativos nas obras de infraestrutura.
O segmento de “Construção de rodovias e ferrovias” responde por 42,29% das novas vagas. Em segundo lugar está “Obras de urbanização, ruas praças e calçadas” com 20,89%, seguido de “Obras de terraplenagem” com 19,34%.
Em nível nacional, o setor responde por 384.136 trabalhadores ativos. Somente no mês de maio, foram registrados 9.591 novos postos de trabalho.
Da mesma forma que ocorreu em São Paulo, os setores de “Construção de rodovias e ferrovias”; “Obras de urbanização, ruas praças e calçadas” e “Obras de terraplenagem” lideraram o ranking das vagas.
Segundo Carlos Prado, gerente técnico do SINICESP, em ambos os casos, embora ainda seja positivo o nível de contratação, há uma sinalização preocupante de desaceleração no ritmo de criação de vagas, caso não sejam iniciadas novas obras. Segundo ele, essa desaceleração deverá ser sentida de forma mais contundente nos próximos meses.
SÃO PAULO
BRASIL