Inclusão profissional nº 10/2021 – 07/07/2021

CONEXÃO PcD

SINICESP e Instituto Rumo finalizam ação que permite a inclusão de pessoas com deficiência e de reabilitados do INSS no mercado de trabalho

Já está disponível para as empresas do setor da construção pesada paulista o resultado da Ação de Cadastramento de Pessoas com Deficiência promovida pelo SINICESP e Instituto Rumo, e que resultou no projeto Conexão PcD – Construir – Conectar – Incluir, desenvolvido como uma forma de contrapartida ao acordo de cooperação técnica firmado entre SINICESP e a Superintendência Regional do Trabalho do Estado de São Paulo.

Após o período de inscrição de empresas e candidatos já é possível oferecer às empresas uma base de candidatos cadastrados que tenham interesse em concorrer às vagas do setor da construção pesada. O cadastramento ocorreu entre os dias 24 e 31 de maio. Nesse período foram registrados 558 inscritos e realizadas 452 entrevistas. Dezesseis empresas do setor da construção pesada participaram de treinamento realizado pelo Instituto Rumo e a partir de agora estão capacitadas para replicar a metodologia, sempre que necessário, em suas obras.

O cadastro com os dados dos candidatos inclui pessoas reabilitadas do INSS e Pessoas com Deficiência, a partir de 14 anos, com ou sem experiência, com interesse em trabalhar ou fazer parte do programa de aprendizagem nas empresas. A ferramenta de contratação ficará à disposição das empresas associadas ao SINICESP até o mês de maio de 2022.

O banco de dados com as informações pode ser acessado pelo site www.conexaopcd.com.br, desenvolvido com recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência e adaptabilidade para consulta via celular, tablet e desktop.

Além da ação em si, as empresas do SINICESP puderam participar de todas as etapas e receberam um treinamento on-line, que ocorreu no dia 23 de junho, e capacitou os representantes para replicar a metodologia do cadastramento em suas obras sempre que necessário.

Para a advogada Caroline Melloni M. do Nascimento Cliber, representante do SINICESP, o sucesso da iniciativa se deu em virtude do trabalho em equipe e do envolvimento de diversos parceiros e atores sociais.

As empresas que tiverem interesse em acessar o banco de candidatos ou saber mais sobre a ação devem entrar em contato por meio do e-mail deptojuridico@sinicesp.org.br.