Últimas notícias nº 39/2021 – 22/10/2021

Prefeitura de São Paulo vai lançar novo projeto para o BRT da Radial Leste

A Prefeitura de São Paulo vai tentar pela terceira vez construir um corredor de ônibus na zona leste da capital no modelo BRT (sigla em inglês para via de trânsito rápido), mais confortável, com alta capacidade e embarque facilitado. Prometido desde 2011, o projeto foi reformulado pela gestão Ricardo Nunes e tem custo atual de R$ 1 bilhão só para a obra, valor que deve ser dividido com o governo do Estado. Além da expectativa de reduzir o tempo de viagem, a ideia é permitir a conexão com outros modais, como o metrô e o trólebus.

O anúncio está previsto para o início de novembro. Na comparação com a proposta apresentada em 2014, a atual prevê alterações significativas, como um túnel menor, de 200 metros, na chegada ao metrô Parque Dom Pedro II (a versão anterior previa um desnível de 650 m), uma estação a menos (são 12 agora) e ciclovia ao longo do eixo central.

Serão três trechos no total, com extensão de 26,1 quilômetros espalhados pela Avenida Alcântara Machado, a Radial Leste, desde o Terminal São Mateus até o centro, nas proximidades do Mercado Municipal.

Fonte: Jornal O Estado de São Paulo