Últimas Notícias nº 18/2022 – 08/06/2022
Prefeitura de SP quer conceder parques e revitalizar orla da Guarapiranga
A prefeitura de São Paulo anunciou duas propostas para requalificar a orla da Represa de Guarapiranga. A gestão municipal informa que serão concedidos sete parques e será feita uma PPP (parceria público-privada), que prevê a exploração do Santa Paula Iate Clube em troca da reforma e reativação do complexo náutico.
Projetado nos anos 1960 pelo arquiteto João Batista Vilanova Artiga, o iate clube foi fechado em meados de 1980. Apesar de ser um dos ícones da arquitetura moderna paulistana, o Santa Paula Iate Clube está em estado de abandono.
Entre os parques que estão incluídos no projeto de concessão estão o Guarapiranga, Barragem da Guarapiranga, Praia do Sol, Linear Castelo, Linear Nove Julho, Linear São José e o novo parque Praia São Paulo.
De acordo com a gestão municipal, o futuro responsável deve investir cerca de R$ 21 milhões para os serviços que constam no projeto, além dos R$ 468 milhões que serão gastos no custeio dos 25 anos de operação. A futura concessionária terá de compartilhar com o município entre 1% e 6% da receita.
O plano prevê a realização de investimentos em até 48 meses da assinatura do contrato de recuperação do patrimônio ambiental dos parques, caminhos, edificações, mobiliário e sinalização. O prazo de exploração é de 25 anos.
Na proposta, devem ser construídos píeres náuticos a fim de facilitar a parada, embarque e desembarque nos parques da represa. Assim, a prefeitura prevê estimular a instalação de um roteiro náutico que realize a interligação dos parques e também promova turismo nas atrações do entorno da orla.