Últimas Notícias nº 39/2022 – 21/12/2022
Governo estadual entrega estação de tratamento de esgoto do Novo Rio Pinheiros
O Governo de São Paulo entregou, no dia 19 de dezembro, a Unidade de Recuperação Jaguaré, uma das cinco estações de tratamento de esgoto do Novo Rio Pinheiros para córregos em áreas com ocupações informais. Com isso, o programa chega a 2,8 mil litros de esgoto tratado por segundo.
“O Rio Pinheiros era considerado um rio morto e foi preciso toda a dedicação do Governo do Estado de São Paulo para tirar esse projeto do papel e devolvê-lo à cidade. Hoje temos mais de 600 mil residências com esgotamento sanitário ligado à Sabesp. Fizemos a concessão das margens e em breve teremos a Usina São Paulo requalificada com restaurantes, bares, escritórios e diversas opções de lazer e entretenimento para toda a população. É muito bom poder olhar para trás e ver que um sonho se tornou realidade”, disse Rodrigo Garcia.
A solução é uma inovação implantada pelo programa para tratar a água diretamente nos córregos em áreas com ocupações informais onde não é possível a passagem da rede coletora de esgoto. Desde o início do programa, um volume equivalente a 23 mil piscinas olímpicas de esgoto deixou de chegar ao Pinheiros. Foram conectados mais de 650 mil imóveis e 1,9 milhão de pessoas beneficiadas.
Em paralelo aos trabalhos de saneamento, ocorrem também a manutenção da área com a retirada, até o momento, de 89 mil toneladas de lixo flutuante com o uso de barcos, o desassoreamento, trabalho para aprofundar o leito, de 815 mil m³ de sedimentos, e a contenção de seis quilômetros de margem. Além disso, foram realizadas ações de educação ambiental e mais de uma tonelada dos resíduos recolhidos das margens encaminhados à reciclagem.
Fonte: Governo do Estado de São Paulo