Sinimail nº 10/2023 – 30/03/2023

Nível de emprego do setor da construção pesada paulista apresenta tendência de crescimento para o período de 2023

O nível de emprego na construção pesada paulista apresentou elevação no primeiro mês de 2023.  Segundo dados apurados pelo SINICESP, em janeiro, houve um saldo positivo de 1.393 vagas em todo o Estado de São Paulo.

O resultado confirma a tendência verificada pelo setor nos períodos iniciais dos anos. Comparativamente, no mês de janeiro de 2022, foram registradas 1.147 contratações em nível estadual.

Em janeiro, o setor de Construção de Rodovias e Ferrovias registrou a maior alta com a contratação de 905 empregados. O setor emprega, hoje, 37.127 trabalhadores. O segundo setor que promoveu mais empregos foi o de Obras de Urbanização – ruas, praças e calçadas, com 392 contratações, com o setor registrando 18.356 trabalhadores ativos.

O setor da construção pesada paulista registrou, em janeiro, o total de 90.031 trabalhadores ativos em todos os seus setores.

BRASIL

A tendência de alta também foi verificada em janeiro de 2023, em nível nacional. Os números do primeiro mês do ano registram 2.442 vagas positivas.

Apesar do crescimento, o montante é inferior ao registrado em janeiro de 2022, quando houve saldo positivo de 5.948 vagas no país.

O setor de Construção de Rodovias e Ferrovias foi o que mais contratou, seguido do setor de Construção de Redes de Abastecimento de água, coleta de esgoto e construções correlatas. Respectivamente, o número de novas vagas foi de 921 e 671 em janeiro de 2023. Para Carlos Prado, gerente técnico do SINICESP, o comportamento verificado tanto em nível estadual quanto no federal foi como o esperado, após o final do ano, quando ocorre a retração dos níveis de emprego devido às festas natalinas. Outro fator que explica os números é o começo de novas administrações no setor federal e estadual, que reiniciaram a retomada dos serviços, mesmo que de forma tímida, o que permite uma inflexão do comportamento negativo verificado nos últimos meses de 2022. O SINICESP espera, para os próximos meses, uma aceleração na tendência de criação de novos postos de trabalho, não só em São Paulo, mas também em todo o País.

EMPREGOS NO BRASIL – CONSTRUÇÃO PESADA DEZEMBRO 2022