Sinimail nº 05/2024 – 29/02/2024

O cenário econômico em 2024 e os investimentos em infraestrutura

A discussão da conjuntura macroeconômica brasileira e o cenário da infraestrutura nacional foram os temas iniciais do encontro promovido pelo SINICESP com o economista e jornalista Luís Artur Nogueira.

No encontro, promovido na sede do Sindicato, no dia 27 de fevereiro, o palestrante falou sobre o PIB brasileiro em comparação com outras nações, confiança do empresariado sobre os poderes constituídos, inflação, renda do brasileiro, taxa de juros, dólar, gastos públicos, ajuste fiscal e reforma tributária, entre outros temas.

Por meio de uma ferramenta interativa, via internet, também foram realizadas enquetes ao vivo com o público que acompanhou a palestra presencialmente e com os que estavam de forma online.

Sobre as possibilidades de tendências positivas para o futuro, Luís Artur Nogueira disse acreditar que, se mantido o ciclo de queda de juros, isso poderá ajudar o PIB nos próximos anos. As concessões de infraestrutura promovidas pelo PAC do atual governo deverão gerar muitas obras para o setor, proporcionando uma recuperação gradual do mercado de trabalho.

Destacando pontos de atenção, há uma preocupação, segundo ele, no fato de o governo não buscar o superávit das contas públicas. Outro fator a ser analisado é a relação de “toma lá, dá cá” do Executivo com o Congresso Nacional. Há, ainda, segundo o palestrante, um endividamento de grande de empresas e famílias, ainda reflexos da Covid 19.

Para Luís Artur Nogueira, o País tem um mar de oportunidades em infraestrutura. O momento não é fácil, e o Brasil precisa de segurança jurídica para atrair investidores. Ele ressalta que crises e turbulências sempre existiram na nossa história. “O Brasil é maior do que qualquer governo”, afirmou.