Sinimail nº 08 – 01/04/2024
Construção pesada paulista retoma nível de emprego e registra alta em janeiro
O nível de emprego da construção pesada paulista registrou alta no primeiro mês do ano. Segundo dados do CAGED, em janeiro foram registradas 1.078 novas vagas no estado. O volume é muito semelhante ao verificado no mesmo mês de 2023, quando foram registradas 1.402 novas vagas.
No acumulado dos últimos 12 meses, o saldo é positivo em 12.945 vagas. Em todo o estado de São Paulo estão ativos, com carteira assinada, 102.985 trabalhadores.
Em nível nacional, o comportamento também foi positivo, com a inclusão de 2.794 novos postos de trabalho. O total geral de trabalhadores ativos no setor é de 404.824 em todo o País.
No estado de São Paulo, o setor de Construção de Rodovias e Ferrovias apresentou a alta de 867 vagas. Em segundo lugar, o setor de Construção de obras de arte especiais registrou em janeiro 94 contratações.
Em nível Brasil, a maior alta registrada foi no setor de Obras de urbanização – ruas, praças e calçadas, com 864 vagas, seguido de Construção de Rodovias e Ferrovias com 730 vagas.
Para o gerente técnico do SINICESP, Carlos Prado, o comportamento verificado no final do ano passado e começo de 2024 reflete a sazonalidade do setor, que registra dispensas em virtude do encerramento de contratos, ao final de cada período e a retomada de contratações de mão de obra, característica do começo de todo ano, em função do início de novos contratos.
Errata: no último balanço sobre o emprego no setor da construção pesada, divulgado em fevereiro, houve uma incorreção no total de vagas informado sobre o mês de dezembro. O número correto é de um saldo negativo de 535 vagas e não de – 2.124 postos de trabalho, como informado.
SÃO PAULO
BRASIL