Sinimail nº 37 – 04/11/2025
Nível de emprego da construção pesada paulista
mantém saldo positivo em setembro
O nível de emprego do setor da construção pesada paulista registrou 1.688 novas vagas no mês de setembro. Houve uma desaceleração em relação ao mês anterior, agosto, quando foi registrada a criação de 2.922 postos de trabalho. Comparativamente com o mesmo período do ano passado, os números também se mostram menores. Em setembro de 2024, o estado de São Paulo registrou 3.156 novas vagas.
Na totalização de vagas, no período de janeiro a setembro deste ano, houve a criação de 14.298 vagas. Atualmente, existem, em todo o setor, no estado de São Paulo, 116.814 trabalhadores com carteira assinada.
Na área de saneamento, o setor de “Construção de redes de abastecimento de água, coleta de esgoto e construções correlatas” apresentou a maior alta com o ingresso de 1.101 novos trabalhadores. A maior queda foi verificada no setor de “Construção de ferrovias e hidrovias”, com a eliminação de 228 postos de trabalho.
SÃO PAULO


Em nível nacional, o nível de emprego da construção pesada manteve a média observada nos últimos meses. Foram contratados no período, 5.704 trabalhadores, em todo o território nacional.
Da mesma forma como ocorreu em São Paulo, em nível nacional, o setor de “Construção de redes de abastecimento de água, coleta de esgoto e construções correlatas” teve a maior participação de novas vagas, com 2.151 postos de trabalho, seguido de “Construção de ferrovias e hidrovias” com 1.938 ocupações novas. De janeiro a setembro, foram registradas nacionalmente 51.017 novas vagas. O total de empregos do setor, em nível nacional, é de 468.500 vagas ativas.
BRASIL


Para o gerente técnico do SINICESP, engenheiro Carlos Prado, tanto em nível nacional quanto local, os números mostram uma aparente estabilidade; entretanto, o setor espera que novos editais venham a ser colocados na praça, com a contratação de novas obras, evitando-se, assim, um cenário mais preocupante tanto em nível estadual quanto federal.

