Últimas notícias nº 26/2022 – 25/07/2022

Engenharia em Foco – 200 anos de Independência do Brasil

A Engenharia e seu papel na sociedade brasileira ao longo dos 200 anos da independência do Brasil. Este será o tema de um evento com coordenação do Instituto de Engenharia em parceria com outras doze entidades: (ABCR, Abraciclo, ACSP, ANTP, CCInfra, Crea-SP, ICC, Simefre/Abifer, Senai, Sinaenco e Sinicesp) para registrar os avanços, desafios e perspectivas da Engenharia e tecnologias em nosso período pós-Joanino e comemorar o bicentenário de nossa Independência.

A proposta é compartilhar o registro da construção e desenvolvimento do País e, para tanto, haverá um espaço aberto à visitação e uma área de exposição de trabalhos, história e funcionamento de empresas, escolas e profissionais que colaboraram com o desenvolvimento do Brasil.

Contará, ainda, com debates, exposição, premiação de trabalhos inéditos de escolas de Engenharia e painéis com fatos que narram a história de nosso País pelo ponto de vista da Engenharia em sua totalidade. O espaço será dividido da seguinte forma:

1. Passado – expressar casos de lições aprendidas, melhores práticas e sucessos realizados nos mais diversos setores diretos e indiretos da Engenharia no Brasil;

2. Presente – apresentar os desafios e as conquistas associadas às melhores práticas ambientais, sociais e econômicas da Engenharia nacional e o compromisso e a relevância (da Engenharia) no desenvolvimento e competitividade nacional;

3. Futuro – o foco contemporâneo na capacitação, pesquisa, desenvolvimento da inovação e tecnologia e uma previsibilidade de novas profissões que se espera para prosseguir com o legado da Engenharia nacional.

O evento também contará um pouco da história do próprio Instituto de Engenharia que, ao longo dos seus 105 anos de fundação, reuniu e continua reunindo engenheiros brasileiros no mundo e, até hoje, contribui para a formação de novos profissionais com programas que integram tecnologia, inovação e sustentabilidade.

Para contar essa história e de seus personagens, reunimos um seleto grupo de entidades que sempre contribuíram, cada uma dentro de suas peculiaridades, para que essa história fosse e continue sendo construída.

O evento – “200 anos de Independência – Engenharia em Foco” –  acontecerá em 5 de setembro, no Teatro do Sesi.

Entidades/empresas realizadoras

  • Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias – ABCR
  • Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – Abraciclo
  • Associação Comercial de São Paulo – ACSP
  • Associação Nacional de Transportes Públicos – ANTP
  • Camargo Corrêa Infra – CCInfra
  • Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo –Crea-SP
  • Instituto Camargo Corrêa  – ICC
  • Instituto de Engenharia – IE
  • Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários – Simefre e Associação Brasileira da Indústria Ferroviária – Abifer
  • Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial -Senai
  • Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva – Sinaenco
  • Sindicato da Indústria da Construção Pesada do Estado de São Paulo – Sinicesp

Serviço

Data – 5 de setembro
Horário – 9h
Local – Teatro do Sesi – Avenida Paulista, 1313
Transmissão on-line.
Mais informações e inscrição, no site oficial do evento.