Sinimail nº 26/2023 – 14/08/2023
A qualificação de mão de obra é um dos pilares do SINICESP
Desde sua fundação, há mais de 50 anos, o SINICESP atua com a preocupação em poder colaborar na formação do contingente de mão de obra qualificada para suas empresas associadas.
O incremento mais recente foi realizado por meio de encontro promovido entre as empresas associadas e o professor Josué Souza de Gois, atual diretor da Faculdade de Tecnologia de São Paulo- FATEC. O objetivo foi o de iniciar um processo de integração do Ensino Superior Tecnológico com o setor da construção pesada paulista, por meio da oferta de cursos profissionalizantes, entre eles, o Curso Superior de Tecnologia da Construção Civil, modalidade Movimento de Terra e Pavimentação, e o curso de formação de tecnólogos em Hidráulica e Saneamento Ambiental.
Há, também, importante parceria firmada com o SENAI, desde 2008, ou seja, há 15 anos, que permite a organização e realização de treinamento em programas de qualificação e reciclagem de mão de obra na área da construção pesada, para o treinamento em operação de máquinas e equipamentos de infraestrutura rodoviária, em 20 funções diferentes, entre elas, operador de rolo compactador, operador de escavadeira hidráulica, operador de motoniveladora e operador de vibroacabadora. Desde o início do programa, mais de 3 mil trabalhadores já foram beneficiados.
Por meio de acordo com o Instituto Opus, da SOBRATEMA, o SINICESP também dispõe de treinamento para formar e atualizar operadores e supervisores de equipamentos utilizados em empresas das áreas de construção, mineração e transporte pesado.
Outro aspecto relevante, desenvolvido há anos pelo SINICESP, e que tem ligação direta com a formação de capacitação de mão de obra, são as ações desenvolvidas pelo Grupo de Trabalho Sobre a Inclusão da Pessoa com Deficiência. A mais recente das iniciativas foi a apresentação do estudo sobre Pessoas com Deficiência e Empregabilidade, desenvolvido pela NOZ Inteligência.
Em nível de gestão empresarial, o SINICESP firmou convênio com a Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo visando à divulgação, entre suas empresas associadas, dos cursos de MBA em Parcerias Público-Privadas e Concessões e MBA em Saneamento Ambiental, ambos realizados em parceria com a University College London.
Para o presidente do SINICESP, Luiz Albert Kamilos, as iniciativas adotadas pelo Sindicato reforçam o caráter proativo da entidade junto às construtoras paulistas que agem propondo soluções para o treinamento de mão de obra e a geração de emprego e renda, não ficando apenas no compasso de espera das medidas governamentais.