Sinimail nº 38/2023 – 08/11/2023

Nível de contratação na construção pesada mantém queda no segundo semestre

O nível de emprego do setor da construção pesada paulista manteve a tendência de queda no segundo semestre. O mês de setembro registrou o menor índice do ano, com a contratação de 881 trabalhadores em todo o estado de São Paulo.

Apesar da desaceleração, na análise do período janeiro-setembro há ainda um saldo positivo de 12.879 vagas. As construtoras paulistas empregam, atualmente, 101.517 nas obras de infraestrutura.

Em setembro, o segmento de “Construção de rodovias e ferrovias” respondeu por 42,77% no total geral de vagas. Em segundo lugar está “Obras de Urbanização, ruas praças e calçadas” com 21,10%, seguido de “Obras de terraplenagem”, com 19,10%.

Em nível nacional, o setor também apresentou queda no número de vagas em comparação com o mês anterior. Em agosto, foram 8.257 vagas e, em setembro, 5.332. Em todo o País, o total geral de vagas corresponde a 404.802 trabalhadores ativos.

Segundo Carlos Prado, gerente técnico do SINICESP, as quedas ocorridas em nível estadual e nacional refletem a situação do término de contratos de obras, característicos dos períodos de finais de ano. Em São Paulo, especificamente, o atraso de início de obras de editais já licitados poderá agravar ainda mais a situação.

VAGAS SÃO PAULO

VAGAS BRASIL