Sinimail nº 43/2023 – 21/12/2023

​​​​​​​SINICESP: 55 anos dedicados à infraestrutura paulista

Ao longo de 5 décadas, o Sindicato da Indústria da Construção Pesada do Estado de São Paulo tem representado as empresas do setor da infraestrutura. Durante todo esse período, foram vários os temas que mobilizaram a entidade, na busca das melhores condições de realização de obras por parte de suas empresas associadas.

Foram questões administrativas, jurídicas, fiscais, técnicas, entre tantas outras em que o Sindicato agiu em nome do setor, obtendo grandes vitórias que permitiram a realização de obras e manutenção dos empregos na construção pesada.

Para celebrar essa história, foi realizada na sede do SINICESP cerimônia para registrar os 55 anos de atuação da entidade e celebrar os 10 anos de inauguração da atual sede.

O evento contou com a participação de ex-presidentes do SINICESP, diretores de empresas associadas e representantes de entidades do setor da infraestrutura.

O secretário de Governo e Relações Institucionais do Estado de São Paulo, Gilberto Kassab, presente ao encontro, representando o governador Tarcísio de Freitas, disse que o Estado de São Paulo sempre foi o carro chefe dos investimentos e das obras, em especial, as de infraestrutura, e a disposição do governo paulista é que esse cenário continue assim.

“Minha presença aqui é apenas o simbolismo pelo respeito a vocês, a gratidão do governo do estado, com a certeza de que ainda temos muita coisa pela frente. Nós reconhecemos o que cada um de vocês, juntos ou isoladamente, já fizeram pelos municípios paulistas”, afirmou Kassab.

Segundo o secretário, é importante para o Brasil que o público e o privado trabalhem juntos, e esta casa, o SINICESP, representa isso, essa parceria, o investimento, a qualidade da Engenharia e dos empresários brasileiros.

História da Infraestrutura paulista

Para o presidente do SINICESP, Luiz Albert Kamilos, a história da infraestrutura paulista, e por consequência a história da construção pesada em nível nacional, não poderia ser contada sem o registro da participação do SINICESP.

Desde sua fundação, há 55 anos, a entidade persegue a meta de representar suas empresas associadas perante todos os setores sociais na busca da construção de um país melhor, promovendo a realização de obras e a geração de empregos.

Foram inúmeros os desafios, as batalhas envolvidas, buscando a solução de problemas surgidos por questões conjunturais, de gestão pública e legislativa.

Mais recentemente, a manutenção do trabalho do SINICESP para suas associadas sofreu duro golpe com a extinção da contribuição sindical, mas nem por isso diminuímos nossa prestação de serviço e defesa dos temas relevantes às construtoras paulistas.

Da mesma forma, a pandemia do COVID 19 nos trouxe novos aprendizados para a não interrupção do ritmo das obras.

Vale ressaltar aqui que o nosso setor, o da construção, foi um dos únicos que não interrompeu suas atividades durante a pandemia.

O presidente do Conselho Superior do SINICESP, Carlos Pacheco Silveira, destacou que, com orgulho, constatamos que o SINICESP, desde a sua fundação, tem sido uma força motriz na construção e no aprimoramento da infraestrutura, para o crescimento econômico, a qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável.

Nesse percurso, o SINICESP atuou sempre buscando a modernização e inovação no setor, seja na promoção de boas práticas, na disseminação de conhecimento ou na defesa de interesses comuns. Nossa entidade une esforços em prol do avanço contínuo da infraestrutura paulista e nacional.

A atuação do SINICESP não se resume apenas às obras de infraestrutura, mas também abraça a construção de relações sólidas e colaborativas.

Segundo Carlos Silveira, ao reunir empresas, autoridades, profissionais e especialistas em um ambiente de cooperação, a entidade fortalece os laços que impulsionam o setor.

A cerimônia que marcou os 55 anos de fundação do SINICESP   teve outro importante significado ao conseguir reunir os ex-presidentes da entidade, os senhores Carlos Alberto Magalhães Lancelotti, Aluízio Cupertino, Marlus Dall` Stella e Silvio Ciampaglia.

Também estiveram presentes os senhores Afonso Mamede, presidente da SOBRATEMA, Vicente Abate, presidente da ABIFER, José Eduardo Jardim, presidente do Instituto de Engenharia, Luiz Antonio Messias, vice-presidente do Sinduscon -SP, Maria Virgínia Cavalieri Costa Gonçalves, presidente da UNIAPAC, José Roberto Bernasconi, do SINAENCO, e Maria de Fátima Soares Macedo, representando o secretário municipal de Infraestrutura Urbana e Obras, Marcos Monteiro.