Sinimail nº 30 – 12/11/2024
Nível de emprego da construção pesada paulista apresenta recuperação no mês de setembro, mas ainda de forma tímida
O nível de emprego do setor da construção pesada paulista apresentou resultado positivo no mês de setembro, com o registro de 520 contratações em todo o estado de São Paulo. Os números indicam o melhor patamar verificado no quadrimestre junho/setembro.
O setor de “Construção de Obras de Arte Especiais”, que engloba a construção de pontes, viadutos, passarelas e túneis, apresentou a maior alta com o ingresso de 304 novos trabalhadores, seguido de “Construção de Redes de Abastecimento de Água, Coleta de Esgoto e Construções Correlatas”, com o saldo positivo de 161 postos de trabalho.
A queda mais acentuada foi em “Construção de Ferrovias e Rodovias” que dispensou 82 trabalhadores no mês de setembro. Em todo o estado de São Paulo, o setor da construção pesada empregou, no mês de setembro, 105.940 trabalhadores.
Em nível nacional, apesar dos números positivos, o mês de setembro manteve o ritmo de desaceleração iniciado em abril. Foram registrados 3.120 novos trabalhadores em setembro. Em termos de comparação, no mês anterior, agosto, o registro foi de 5.769 novos operários.
Da mesma forma em que ocorreu no estado de São Paulo, no Brasil o setor “Construção de Obras de Arte Especiais” teve a maior participação no incremento de novas vagas, com 1.218 postos de trabalho, seguido de “Obras de Terraplenagem” com 930 novas vagas. O total geral de empregos do setor, no Brasil, é de 458.927 vagas ativas.
Para o gerente técnico do SINICESP, Carlos Prado, em nível estadual, apesar da evolução registrada em “Construção de Obras de Arte Especiais” e “Construção de Redes de Abastecimento de Água, Coleta de Esgoto e Construções Correlatas”, o número de contratações se opõem ao quadro ainda preocupante de demissões verificadas nos meses anteriores. Em nível federal, os números, embora positivos, apresentaram uma taxa de crescimento menor, indicando uma diminuição no ritmo de contratações.