Sinimail nº 21 – 22/05/2025
Jantar celebra a posse da nova diretoria do SINICESP

Um jantar que reuniu empresas associadas, autoridades e representantes de entidades da construção pesada marcou a posse solene da nova diretoria do SINICESP – Sindicato da Indústria da Construção Pesada do Estado de São Paulo.
O evento, que contou com a presença de mais de 200 convidados, foi realizado na noite do dia 15 de maio, no Bisutti Boulevard JK, localizado na Avenida Juscelino Kubitschek, no bairro de Itaim Bibi, na capital paulista.
Durante a cerimônia, houve uma pausa para pronunciamentos e homenagens. O primeiro a se pronunciar foi o presidente do Conselho Superior do SINICESP, Carlos Pacheco Silveira. Em seu discurso, Silveira afirmou que a trajetória do SINICESP, ao longo de suas quase seis décadas de atuação, foi sempre pautada na execução das obras que transformam, para melhor, a vida dos paulistas.
Ressaltou ainda o caráter de união da entidade, uma vez que a definição das diretorias do SINICESP, em 6 décadas de atuação, sempre ocorreu com a composição de chapas únicas, nas eleições. Carlos Silveira frisou que “o SINICESP é um polo institucional de trabalho sério, pautado na ética, com objetivos definidos estatutariamente, sem espaço para aventuras ou experimentações”.

A cerimônia teve também o pronunciamento do ex-presidente Luiz Albert Kamilos, que deixa a direção da entidade, após 8 anos de mandato. Para ele, falar do SINICESP é falar da história da infraestrutura de São Paulo. “Há 40 anos, como representante de empresa associada ao Sindicato, eu acompanho as conquistas, lutas e bandeiras defendidas pela entidade em seu papel de representar as empresas da construção pesada paulista”.
Ele relembrou sua passagem pela presidência, quando aceitou o desafio, ciente das dificuldades, mas que não esperava que fossem tantas. “O imponderável nos abraçou, com a pandemia da COVID 19. Mesmo assim, o setor da construção não interrompeu suas atividades”.
Kamilos observou que a Nova Lei de Licitações e Contratos também mobilizou o SINICESP de forma institucional perante às autoridades legislativas e do executivo federal para colaborar no aprimoramento das novas regras implementadas. “Enfrentamos todos com transparência, objetividade e ampla participação das empresas associadas, sempre colaborando com as autoridades, no estudo de solução de problemas que se relacionem com as nossas atividades”, afirmou.

Ao se dirigir aos presentes, o novo presidente, Sérgio Figueiredo Senhorini, afirmou que o SINICESP, ao longo das últimas décadas, se consolidou como um dos pilares do desenvolvimento da infraestrutura paulista e nacional, e tem uma história marcada pela luta, pelo diálogo e pelo compromisso com o progresso do setor. “Quero agradecer a confiança dos colegas e associadas. Esta posse não é apenas uma formalidade, é a renovação de um pacto coletivo por uma representação forte, técnica e responsável”, declarou Senhorini.
Ele ponderou que vivemos um momento que exige união. O setor enfrenta desafios significativos: a volatilidade econômica, as mudanças regulatórias e os entraves burocráticos, entre outros. Nosso compromisso será o de fortalecer o diálogo com os governos, promover a valorização das empresas da construção pesada e defender com firmeza políticas públicas que assegurem previsibilidade, investimentos contínuos e segurança jurídica para o segmento da construção pesada.
Para Senhorini, cada real investido em infraestrutura retorna para a sociedade na forma de empregos, eficiência logística, redução de custos e inclusão social. Não é possível pensar em desenvolvimento econômico sem uma infraestrutura robusta e planejada. E para isso o SINICESP seguirá atuando de forma ativa e propositiva, contribuindo com estudos, dados, projetos e articulação institucional.
Ao encerrar seu pronunciamento, Sérgio Senhorini deixou um compromisso claro: “Faremos uma gestão pautada pela transparência e pelo diálogo. Trabalharemos para tornar nosso sindicato ainda mais representativo, moderno e atuante, à altura dos desafios que estão diante de nós”.

Homenagens
Duas significativas homenagens foram realizadas na cerimônia. A primeira, constituída por meio de uma placa de prata, foi entregue ao ex-presidente Luiz Kamilos, pelas mãos do diretor-executivo Marco Túllio Bottino. Nos dizeres a mensagem:
Luiz Albert Kamilos:
A sua dedicação pessoal e qualidade de liderança foram fundamentais para o SINICESP enfrentar desafios e identificar oportunidades.
Nossos sinceros agradecimentos pela sua valorosa atuação na presidência de nossa entidade.
Diretores, funcionários e associadas.

O outro tributo, foi a concessão, ao diretor-executivo do SINICESP, Marco Túllio Bottino, da Medalha do Mérito Rodoviário Presidente Washington Luiz. A entrega foi feita pelo presidente do Conselho Superior do SINICESP, Carlos Pacheco Silveira.
Ao conceder a honraria, Carlos Silveira relembrou que no SINICESP, antes mesmo de se tornar uma entidade de classe, em 1967, no período em que ainda era uma associação de empresários, já havia uma voz a ser ouvida nos mementos cruciais e decisórios. Ao longo de décadas essa voz é a de Marco Túllio Bottino.
“Foi por meio de seu profundo conhecimento legal, ponderações e definições estratégias que o SINICESP conquistou a grandeza atual e o respeito institucional das entidades da infraestrutura nacional”, ressaltou Carlos Silveira.
Ao agradecer a homenagem concedida, Marco Túllio Bottino afirmou que, o que mais emociona uma pessoa que procurou se dedicar a um projeto de vida, desde recém-formado, é exatamente ter esse reconhecimento.
“Quando os próceres da construção me chamaram para pensar na fundação do Sindicato, eu tinha 30 anos de idade. Eu entendi que não era a missão e nem tarefa para um jovem. Mas esses eminentes senhores, muito mais por amizade do que por reconhecimento, insistiram para que eu elaborasse o estatuto do Sindicato. Não pude recusar esse pedido, e assim foi feito. Reitero o meu agradecimento, pela homenagem, aos meus antigos presidentes e ao atual, Sérgio Senhorini”, afirmou.
Segundo Bottino, em determinado momento, talvez pela sua longevidade, ele disse aos diretores Daniel Fraschetti e Olavo Neto, e ao atual presidente, Sérgio Senhorini, que era hora de os jovens assumirem suas responsabilidades nesta entidade que já existe há quase seis décadas.
Autoridades e entidades
O secretário Municipal de infraestrutura Urbana e Obras, Marcos Monteiro, esteve na homenagem, representando o prefeito Ricardo Nunes. Em seu pronunciamento, o Secretário desejou uma produtiva gestão à nova diretoria do SINICESP, fortalecida, sobretudo, pelo canal institucional estabelecido entre as duas entidades, ao longo dos anos.

Vários representantes de entidades e autoridades estiveram presentes ao jantar, entre eles, o deputado estadual Ricardo Madalena, presidente da Comissão de Transportes da Assembleia Legislativa de São Paulo, Sr. Rafael Cervone, presidente do CIESP e primeiro vice-presidente da FIESP, Sr. Antônio Martins, representando o presidente do Tribunal de Contas do Município, Conselheiro Domingos Dissei, e José Alberto Pereira Ribeiro, presidente da BRASINFRA.
Também foram recebidas mensagens de justificativa pela ausência e cumprimentos com votos de sucesso à nova diretoria de diversas autoridades e entidades parceiras, entre elas, do Excelentíssimo Senhor vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, do ministro dos Transportes, Renan Filho, do presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Luís Roberto Barroso, do governador em Exercício do Estado de São Paulo, Felício Ramuth, do presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, Antonio Roque Citadini, do presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, deputado André do Prado, do secretário estadual de Governo e Relações Institucionais, Gilberto Kassab, e do secretário executivo da Secretaria Municipal de Governo e Relações Institucionais, Marcos Penido.