Sinimail nº 26 – 01/07/2025

Programas de integridade no setor de infraestrutura

O Governo do Estado de São Paulo prossegue na implantação do Plano de Combate à Corrupção sob a coordenação da Controladoria Geral do Estado e planeja regulamentar a aplicação da lei de licitações com requisitos para as contratações de grande vulto, com valores estabelecidos atualmente em R$ 250 milhões. A medida terá como base as regras estabelecidas no Plano Anticorrupção do Estado, implementado pelo Decreto Nº 67.682, de 03/05/23.

Nesse contexto, o governo estadual, por meio da Controladoria Geral do Estado, faz o acompanhamento e atualização de 118 ações anticorrupção. O Plano Anticorrupção do Estado de São Paulo é estruturadoem 12 temas, entre eles o de Integridade / Prevenção ao Conflito de Interesses, que, entre 26 ações específicas, determina:

• Regulamentar a implementação de programas de integridade em contratações de grande vulto no Estado de SP;

• Regulamentar a adoção por PJs públicas e privadas de mecanismos de integridade e a aplicação efetiva de códigos de ética;

• Criar programa de fomento à integridade privada – Selo Empresa Íntegra.

Com o objetivo de fornecer mais informações sobre a questão para suas empresas associadas, o SINICESP promoveu, em sua sede, encontro com o Instituto Brasileiro de Autorregulação no Setor de Infraestrutura – IBRIC.

Realizada de forma presencial e transmitida online, a apresentação foi conduzida pelo diretor-presidente do IBRIC, Sérgio Etchegoyen, e pelo diretor de sustentabilidade da entidade, Sérgio Leão.

Sérgio Leão, diretor de sustentabilidade do IBRIC

Segundo Sérgio Leão, em novembro do ano passado, o IBRIC firmou com a Controladoria Geral do Estado de São Paulo – CGE um acordo de cooperação técnica que estabelece competência à CGE em aprovar a metodologia a ser aplicada pelo IBRIC na avaliação dos programas de integridade de compliance das pessoas jurídicas do setor de infraestrutura.

Pelo acordo firmado, o IBRIC poderá realizar a avaliação dos programas de integridade de companhias das pessoas jurídicas e emitir certificação de avaliação dos programas de integridade, auxiliando as empresas do setor de infraestrutura interessados em contratar com a administração pública estadual.

O decreto a ser publicado está na fase final de avaliação por parte da Procuradoria Geral do Estado – PGE e estabelece que a empresa, ao se submeter à CGE, para análise de integridade, deve apresentar um relatório de perfil com dados da empresa onde ela atua, o porte e a estrutura organizacional.

Sérgio Leão ressaltou que o IBRIC terá condições de emitir um certificado de adequação, por meio de um trabalho prévio com as construtoras, para que elas já entrem atualizadas nas licitações. A avaliação da integridade deixará de ser realizada, pelo órgão contratante, na hipótese de a empresa apresentar certificação voluntária, emitida por entidade autorreguladora reconhecida pela CGE, por meio de instrumentos de cooperação, o que poderá ser feito pelo IBRIC.

Para o diretor-presidente do IBRIC, Sérgio Etchegoyen, o IBRIC é pioneiro nessa iniciativa junto ao governo do Estado de São Paulo, o que traz uma responsabilidade muito grande, que se reflete em 2 momentos:  na elaboração do que foi apresentado às empresas associadas ao SINICESP e, posteriormente, quando o IBRIC passar a avalizar as condições de integridade e compliance das empresas associadas.

Esse pioneirismo, segundo Etchegoyen, fez o IBRIC interlocutor importante nesse processo, com a responsabilidade de garantir ao poder público de que aquilo que será certificado corresponderá efetivamente ao que está acontecendo.

Essa responsabilidade nos permite desde já trabalhar, e nos põe como interlocutores importantes para aperfeiçoamento desse sistema, para a evolução desse processo e para sanar dúvidas que surjam”, afirmou Sérgio Etchegoyen.